quarta-feira, 5 de novembro de 2008

pangloss


"Acreditais, disse Cândido, que os homens sempre se tenham massacrado como hoje em dia, que sempre tenham sido mentiroso, tratantes, pérfidos, ingratos, bandidos, frouxos, frívolos, cobardes, invejosos, gulosos, bêbados, avaros, ambiciosos, sanguinários, caluniadores, debochados, fanáticos, hipócritas e tolos? - E vós, disse Martinho, acreditais que os gaviões tenham desde sempre comido pombos quando os encontravam? - Sim, sem dúvida, disse Cândido. - Pois bem! disse martinho, se os gaviões sempre tiveram o mesmo carácter, por que razão quereis que tenham os homens mudado o deles? - Ah! disse Cândido, há uma grande diferença, porque o livre-arbítrio...» E neste arrazoado chegaram a Bordéus. "


pois é, mesmo que o significado de algumas palavras se pareçam desconhecidos, percebem-se a sua natureza, e mais curioso : o capitulo acaba mesmo assim, para todos aqueles que esperavam por uma resposta mais elaborada, terão de procurar por eles próprios (também eu assim o tentei fazer, mas também eu nao o vou partilhar aqui:P), fiquem apenas curioso, pensativos, e deixem encadear todos esses pensamentos para que nao seja tudo um capitulo por terminar. nem sempre é a comclusao que se deve obter, mas sim um profundo e sólido pensamento.
já agora : "...se encontrar neste blog qualquer expressão que reconheça, (diria gafs) ou até mesmo citações ou acentuações como conselho nao continue. FECHE, ESQUEÇA, APAGUE."

Um comentário:

Joana D'Arq disse...

excelente citação...um bom mote para a reflexão...fica a bater cá dentro...(e ao mesmo tempo parece revelar tanto sobre a tua visão da sociedade...)
uma sugestão: dares informação sobre autor e contexto, para pessoas curiosas como eu que têm vontade de saber o resto.